quinta-feira, 5 de julho de 2012

Estadual tem professor selecionado para a Escola de Física do CERN 2012


Professor de Física da Escola Estadual Prof. Francisco de Assis Dias Ribeiro, é selecionado para participar da Escola de Física – CERN 2012, em Genebra, na Suíça. Que ocorrerá entre 26 a 31 de agosto de 2012. Visitando inicialmente o LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - em Lisboa, Portugal, nos dias 23 e 24 de agosto.


Dos 30 brasileiros selecionados, 03 são estado do Rio Grande do Norte, o prof.  Amadeu Albino Júnior (IFRN - Natal), o prof. Anderson Guimarães Guedes (Escola Estadual Profª Josefa Sampaio - Natal) e o prof. Wandeburg Monteskier Costa da Silva (Estadual - Santa Cruz).


O professor Wandeburg Monteskier, destaca que a atividade de levar professores brasileiros ao CERN é coordenada pela SBF - Sociedade Brasileira de Física, através da sua Secretaria para Assuntos de Ensino, em parceira com o CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. E financiado pela Diretoria de Educação Básica Presencial da CAPES. 
E informa também, que os professores brasileiros têm ido ao CERN no Programa original dos Professores Portugueses, graças à oportunidade gerada pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - em Lisboa) de Portugal, que abriu a possibilidade de participação de professores de outros países de fala portuguesa na Escola de Física do CERN, originalmente restrita para professores portugueses. Conforme orientação do professor Nilson Marcos Dias Garcia, Coordenador da ida de professores brasileiros na Escola de Física do CERN 2012, pela SBF.  


Sobre o CERN


O CERN - (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo, recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC). Fundado em 1954, o laboratório, fica montado na fronteira franco-suíça, perto de Genebra, e apresenta vários programas, incluindo um de educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas às suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de física, ministrados também no idioma dos participantes.

   
2011   2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário